quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Falando sobre... Apês Pequenos

Olá! Hoje, atendendo à pedidos, e mudando um pouquinho de assunto (afinal, a casa nova já está enchendo, já que ainda não tenho news...) vou falar um pouquinho sobre apartamentos pequenos! Como já morei em dois, acredito que fui aprendendo algumas coisinhas ao longo do caminho sobre o que fazer e o que não fazer neles!
Claro, todo mundo tem direito (e às vezes precisa) de morar em um “apertamento”, mas acho que não precisa mostrar tanto aperto em tudo o que for colocar no apartamento.

Andei pesquisando sobre o assunto, e acredito que o maior desejo de quem tem um imóvel pequeno, é que ele pareça maior, mais espaçoso, enfim. A intenção deste post é exatamente este. Tornar sua vida dentro do seu lar, muito mais aconchegante, e com espaço pra tudo, acredite!
Uma das principais vertentes de uma boa distribuição em apartamentos pequenos, é a integração dos ambientes. Nada de ficar querendo fechar e isolar os espaços. Isto dá a impressão que eles são ainda menores, e causam uma sensação de “prisão”!

Foto: www.lucianeschuler.com.br


Foto: Morar mais por menos 2009

Foto: www.casa.com.br  Projeto: Antonio Ferreira Jr. e Mario Celso Bernardes


Foto: Projeto: Maurício Arruda 


Outra dica é em relação às cores. Tudo bem você mostrar sua personalidade nas paredes da sua casa, mas não vamos exagerar. Muita gente já sabe, mas vale repetir, cores muito chamativas e de tons fortes, deixam o ambiente mais estreito, e ainda (por ser um ambiente de poucas paredes, ou pouca metragem de parede) fica bem cansativo. Então, minha dica é optar por tons mais neutros, e ousar em elementos decorativos, e assim colocar as cores que tanto expressam sua personalidade. Esta dica, estou dando mesmo porque eu já pintei a parede da sala do meu APERTAMENTO de berinjela e, acreditem, eu cansei desta cor em poucas semanas!


Foto: Casa Cláudia - Edição Fevereiro 2010


Foto: Sem fonte - Google Imagens


Foto: Apartamento decorado da Plano & Plano Construções e Participações


Foto: Suíte do hotel Nobile Sun Square - Goiânia GO


Foto: Apartamento Higienópolis - Designer Interiores Alice de Oliveira


Os lustres pendentes muito carregados, causam a impressão de que o cômodo é mais baixo do que realmente é.


Como, normalmente, os apartamentos possuem um pé direito relativamente baixo, o melhor mesmo são os plafons ou luminárias mais simples. Não se desespere caso seja seu sonho ter um pendente em casa! É só usá-los em sua forma mais simples possível.
Se você ainda quiser uma luminária mais contemporânea e ousada, opte por uma luminária de chão em um dos cantos da sala, assim, você deixa o ambiente bem iluminado, sem perder muito espaço (normalmente os cantos acabam sem utilidade!).

Foto: Casa Cor Santa Catarina 2010 - Projeto: Lupatini Lima Ramos arquitetos associados


Foto: Portal casa e cia - Revista Casa e construção- Projeto: Ana Lucia Spagnelo e Marcos Ribeiro


Foto: Apartamento - Moema Projeto: Adriana Chiba



Móveis e Vidros opacos também ficam de fora de serem boas opções para apartamentos pequenos! Quando se utiliza móveis que refletem a luminosidade, e também vidros que permitem a passagem completa da iluminação, tornamos o ambiente mais claro e com uma ótima visibilidade. Com campos de visibilidade maiores, a integração dos espaços fica ainda mais eficiente!

Foto: Apartamento Beach Class Colonial Residence - Fortaleza CE 


Foto: Suíte Hotel Sheraton Barra Hotels & Suites - Rio de Janeiro RJ


Desista da idéia de assentar pisos na diagonal! Tá bom, não serei tão drástica assim. Mas para mim, quando o piso é assentado paralelo às paredes, ele deixa o ambiente com aparência mais contínua, dando assim a sensação de que é maior do que realmente é. Talvez, dependendo também da cor e tipo do piso, ele nem proporcione esta sensação, mas com certeza pisos assentado na diagonal ficam melhores em ambientes maiores.  Agora, obviamente, isto é uma opinião minha (afinal, cada um põe o que gosta em casa). Mas, (de novo) na minha opinião, se optar por assentá-los na diagonal, prefira cores claras e sem muitos detalhes!

Foto: www.casaoriginal.com



Como a maioria dos cômodos, os banheiros dos apartamentos também costumam ser bem apertados. Outra dica que eu acho que fica melhor, é (mais uma vez) optar por tons claros nas cerâmicas.  É claro, que você pode ousar nas cores do banheiro também, mas com mais cautela. Como o banheiro não é um ambiente que você pode colocar muitos objetos decorativos, opte por faixas ou pastilhas nas cores de sua preferência. Além de elas serem tendência (e ficarem lindas pra xuxu!rs), demonstram também personalidade e estilo até mesmo no banheiro!

Evite!!!
Foto: Dreamstime

Foto: www.casa.com.br


Foto: sem fonte - Google Imagens


Espaços muito pequenos também contribuem para uma agitação maior dos moradores, portanto, devemos procurar soluções que o ambiente pareça maior. Muitas pessoas pensam nos espelhos como a melhor solução para isso. De fato, é uma das! Mas devemos ter cuidado com o local onde será instalado este espelho. Primeiramente, tome o cuidado de colocá-los em locais onde as pessoas não vejam seus reflexos o tempo todo. Isso torna o ambiente cansativo ao invés de ter o resultado desejado! Mesmo assim, não deixe de colocar na parede que é mais vista! Ficou meio confuso isso que eu disse, mas vou especificar através das fotos. Paredes visíveis, mas que não estejam de “cara” com as pessoas que entram no ambiente!

Foto: Sem fonte- Google Imagens


Foto: Sem fonte- Google Imagens


www.mdemulher.abril.com.br Foto:André Godoy


E por último, e não menos  importante (NÃO MESMO!), vem os armários. Acredito que seja a parte mais cara, e que acaba dando o melhor resultado. Organização dos espaços deve ser feita estrategicamente através de móveis planejados. Eles ocupam menos e melhor os espaços pequenos, e te disponibilizam locais para guardar/esconder objetos não tão bonitos, mas que você precisa ter em casa. Muitas vezes, toda (ou quase toda!) solução de um dormitório por exemplo, pode estar em uma marcenaria bem feita.
No quarto da Alice na casa nova, já planejei uma forma de distribuir os armários e integrar espaços para ela guardar, brincar e estudar. Isto só é possível (já que o quarto é BEM pequeno) através de um bom planejamento da marcenaria (caso dos móveis planejados).
Estávamos discutindo (eu e marido) sobre os armários estes dias mesmo... Colocando em pauta se valem a pena realmente ou não. Hoje em dia, qualquer armário destas lojas que fazem em até 10x sem juros, você pagaria (provavelmente) por volta dos seus R$800. Ainda não tenho o orçamento fechado do quarto da filhota, mas vimos ambientes parecidos com o que pretendemos para ela, que podem ser divididos em até 24x sem juros.
Ok, é mais PE$ado! Mas acho que valem a pena.
Não só por aproveitarem melhor os espaços, mas também por nos tranqüilizar para sempre (ou quase isso) em relação aos armários da casa!
No caso do quartinho da Alice, optei por fazer algo BEM funcional e que possa ser adequado a qualquer idade dela. Os armários, como eu já disse, terão diversas funções, entre elas, uma escrivaninha e local para livros. A pequena não vai usar imediatamente o espaço todo (não para as funções previstas!rs), mas entendemos que ela crescerá, e os armários deverão permanecer.
Um ambiente neutro permite que você troque a decoração (de acordo com cada idade), sem ter que fazer quebra-quebra e sem gastar muito de novo!!


Foto: Sem fonte - Google Imagens


Foto: Italínea Móveis


Foto: michel3design.blogspot.com


Foto: michel3design.blogspot.com


Bom, tudo o que escrevi aqui, foi baseado em algumas experiências que tive, em algumas matérias que li a respeito, e também em algumas opiniões minhas. Nada disso deve ser levado a ferro e fogo, afinal, como eu já mencionei acima, a casa da gente deve ter a nossa cara. Deve ter a nossa personalidade, e as coisas que nos agradam. O que é certo e errado depende de cada um!
Espero ter ajudado! Beijocas!!!

P.S.: Acho que exagerei um pouco no assunto, rs... Me empolguei e olha o tamanho que ficou isso... Sorry! rs

10 comentários:

  1. Oi lindinha, bom dia!

    Que post trabalhoso,hein!?

    Muito boas as dicas! Só quem já morou em "APERTAMENTO" e que sabe, né?

    Parabéns pelo trabalho,

    Um beijão

    ResponderExcluir
  2. Ferzinha, que delicia!!
    A cada paragrafo que li, imaginei meu AP!
    Um dia com mais calma, vou passar pra vc como estamos planejando ele, mas pelo que eu vi aqui, estamos no caminho certo!!!
    Amei, obrigada querida!!Você é ótima!!
    Bjaooo

    ResponderExcluir
  3. Cunhadinha, amei as tudo, ainda mais que tudo indica que logo logo estarei vendo um apertamento para morar,e como você sabe, meu quarto é um ovo, quem sabe em 2011 eu mudo a cor dele, para um tom mais claro. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fernanda. Tudo bem? Conheci seu blog agorinha e adorei! Meu apê será pequeno e super me identifiquei com esse post. ;)
    Meu drama é a cozinha. Sou apaixonada por aqueles armários inteiro pretos, mas fico na dúvida se o "ovo" vai ficar ainda menor. :(

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua dicas sobre as molduras! E ainda sobre a cozinha preta, também pensei em colocar armários menores, mas ela é tão pequena que eu acho que ainda assim vão ocupar muito espaço. Ó dúvida cruel!
    E eu também não estava conseguindo seguir ninguém. Deve ser um bug do blogger mesmo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amiga,
    Mudou tudo aqui? Rssss. layout mais clean, heim?
    Adorei o post super bem escritinho... Sabe que fiquei com uma curiosidade... vc é arquiteta também?
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  7. Hummm que seleção linda vc fez! Ambientes e decorações maravilhosos! Bjs, Lets

    ResponderExcluir
  8. Oi Fe!
    Falta pouco então... eu já não sinto mais saudades da facul... rs... acho que nem da falta de tempo total!
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  9. Fê, viu só o que eu falei no outro post? E eu nem tinha visto este. Viu, você dá um banho de criatividade e profissionalismo! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ameiiii este post. Estou aqui com meu blog recém nascido e procurando idéias para meu apto que ainda está nascendo. Muita coisa boa por aqui! Amei! Realmente como disse Mônica Suñer, e pelo pouco que vi... "Você dá um banho de criatividade e profissionalismo".

    ResponderExcluir