quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ORGULHO DE SER BRASILEIRA!


Olá amigos!
São pessoas como esta que me fazem sentir orgulho de ser brasileira e ainda por cima, estudar arquitetura!
Para mim, a "missão" do arquiteto deve ser compreendida através de uma união entre arte e funcionalidade. Muito difícil conseguir tal proeza, diga-se de passagem... Isto porqu
e o dom de perceber e sentir a emoção da ARTE infelizmente não de aprende. As questões construtivas, os conceitos funcionais, a racionalização das construções.. Tudo isso torna-se possível de um aprendizado satisfatório em um curso de arquitetura e urbanismo. Mas o DOM de ser sensível, de ver sem usar os olhos... Isso ninguém ensina. É claro que, em contato com tanta arte, você pode aprimorar o dom de perceber e valorizar... Mas ninguém aprende a ser um artista!
Muita gente se queixa do "acervo" arquitetônico presente no Brasil. Acabo tendo que concordar em partes se compararmos com a Europa, por exemplo. Mas seria muito injusto não ressaltar alguns que enchem nossos olhos e corações de orgulho!

João Filgueiras Lima - o Lelé!
Ele consegue aliar a plasticidade com uma excelência técnica excepcional,
ainda que suas obras sejam marcadas pelo uso constante de componentes industrializados. Entende que arte e estruturas são inseparáveis...
Fico maravilhada com as formas dadas a materiais de aspecto tão frígidos como as estruturas metálicas e concreto.
Para quem acha que só existe um único arquiteto renomado no Brasil, aí vai a deixa para uma informação de interesse nacional...

Esta é uma das unidades da rede Sarah Kubitchek, construída em Jacarepaguá - RJ, e inaugurada em 2002. O ponto de partida da inspiração para esta unidade, foi a lagoa de Jacarepaguá, que deveria estar visualmente integrada ao espaço (52mil metros). Aí está o resultado:

O auditório esférico e o solário atirantado são os elementos esculturais do projeto.


As coberturas curvas são características do Lelé para as unidades pertecentes a REDE SARAH.

A posição excêntrica da cúpula do auditório permite a iluminação natural do palco.
Os tirantes são engastados no solo.

Cobertura do auditório.

Os blocos horizontais se conectam longitudinalmente, enquanto a interface com o exterior ocorre através do suave aclive e de grandes áreas ajardinadas.


Espero que tenham gostado de conhecer um pouco sobre este arquiteto.

"Arquitetura é um espelho da natureza, ela intensifica, abranda ou transforma freqüências, sejam elas etéreas ou apenas intangíveis."
Rafael Trombeta - Arquiteto e Urbanista








Nenhum comentário:

Postar um comentário